O ‘iPod para cães’ que ajuda os animais a lidar com a ansiedade

É sabido que os cães têm diferentes níveis de ansiedade quando viajam ou quando são separados dos seus donos. E, tal como os humanos, a associação a sons que lhes são familiares provocam um efeito positivo e ajudam a lidar com o stress causado pelas alterações de rotinas.

O iCalmDog, também conhecido como o ‘iPod para cães’, surgiu depois de a pianista Lisa Spector participar numa conferência dirigida pelo engenheiro de som Joshua Leeds onde abordava o efeito da música e dos sons no sistema nervoso humano.

Lisa Spector reparou que ao tocar piano o seu cão ficava mais calmo e decidiu entrar em contacto com Joshua Leeds no sentido de perceber a sua disponibilidade para testar o efeito da música em animais.

Assim, Spector e Leeds realizaram uma série de estudos nos últimos 11 anos onde acabaram por desenvolver um dispositivo equipado com músicas que consegue acalmar os animais.

No tempo em que Joshua Leeds estudava o efeito dos sons e da música identificou três elementos primários que produzem o efeito desejado nos animais: timbre, tempo e padrão.

Os cães e os gatos conseguem ouvir frequências mais altas que os humanos e assim é importante que o timbre seja ajustado a essa realidade. Tempos mais demorados também ajudam a acalmar, sendo que nos animais com maior idade Spector e Leeds usaram a técnica inversa ao acelerar os tempos de forma a serem estimulados.

Por último, os dois investigadores simplificaram a estrutura musical para facilitar o seu processamento. “Arranjámos as músicas de forma a que os padrões sejam o mais fácil possível de entender’.

Quando aos géneros musicais, optaram por música clássica uma vez que nas investigações anteriores chegaram à conclusão que era o estilo mais eficaz. 

online@sol.pt