Etiqueta ‘Made in USA’ volta a casa

Uma em cada duas empresas norte-americanas com fábricas no estrangeiro quer voltar a produzir nos EUA. Em causa está a competição com o México e com a China para abastecer o mercado doméstico.

Uma pesquisa levada a cabo pelo Boston Consulting Group (BCG) indica que 54% das empresas norte-americanas com unidades de produção no estrangeiro planeiam voltar a produzir directamente nos Estados Unidos, enquanto 25% já iniciaram mesmo o processo de retorno.

"A quantidade de empresas que retomarão as actividades produtivas nos Estados Unidos está a aumentar", lê-se nas conclusões do estudo, citado por várias agências noticiosas.

A existência de mão-de-obra qualificada, a possibilidade maior controlo da qualidade, a redução da rede de fornecedores, um clima de negócios mais propício e a necessidade de aproximação dos clientes são algumas razões para o reaparecimento do ‘Made in USA’, segundo o BCG.

O território dos Estados Unidos voltou a ser o destino mais desejado por 27% dos empresários, para fábricas de produção voltadas para os consumidores norte-americanos, superando a China (23%) e o México (24%).

A tendência deve aumentar, pois o estudo calcula que nos próximos cinco anos, 47% da produção para os Estados Unidos será conseguida directamente no território americano. A China será responsável por 11% da produção, seguida pela Europa Ocidental (8%) e pelo México (7%).