Mãe de terrorista canadiano chora vítimas do filho

No rescaldo do ataque terrorista de ontem ao parlamento canadiano, as autoridades locais confirmaram que foi obra de apenas um homem, Michael Zehaf-Bibeau, o caos que se instalou no centro da capital Otava. Susan Bibeau, a mãe do atirador que acabou morto pela polícia, revela à Associated Press (AP) que não é pelo filho que…

Mãe de terrorista canadiano chora vítimas do filho

“Se estou a chorar é pelas pessoas, não pelo meu filho”, admite Susan Bibeau que antes de ser contactada pela agência noticiosa já escrevera para a AP, em conjunto com o marido, um “longo e-mail a expressar horror e tristeza pelo sucedido”. 

A mãe do homem de 32 anos que ontem matou um soldado no exterior do Parlamento diz que falou “com ele num almoço da semana passada”. E explica que “antes disso não o via há cerca de cinco anos” para justificar o facto de “não ter informação privilegiada para dar” sobre um crime que diz não ter explicação.

Homenagem ao herói que eliminou o terrorista

Depois do pânico de ontem, o Parlamento canadiano retomou hoje os trabalhos, com a presença do primeiro-ministro Stephen Harper. A sessão começou com uma ovação estrondosa por parte dos deputados a Kevin Vicker, um sargento de 58 anos cujas funções no Parlamento são mais cerimoniais do que de segurança.

Com a sua grande túnica verde, luvas brancas e chapéu alto, Vicker foi o autor do disparo que neutralizou o terrorista, deixando a salvo as centenas de pessoas encurraladas em pânico dentro do edifício. Segundo a AP, Vicker emocionou-se durante a ovação dos deputados que lhe agradeciam assim o feito.

Harper relacionou o terrorismo fomentado pelo Estado Islâmico aos dois ataques que o país sofreu durante a semana – na segunda-feira, outro cidadão canadiano convertido ao Islão atropelou dois militares no Quebeque, matando um deles. 

“Aqui estamos nós nos nossos assentos, na nossa câmara, no coração da nossa democracia, a trabalhar. Não seremos intimidados”, garantiu o primeiro-ministro canadiano.

nuno.e.lima@sol.pt