6 dicas para evitar ter que meter baixa

O trabalho só por si pode ser bastante ‘pesado’, mas nesta altura do ano começam a surgir problemas de saúde, como constipações ou gripes. Por muitas profissões que existam, todos os trabalhadores estão expostos a estas doenças, provações que podem deixar qualquer um ‘de cama’.

Para que não tenha de meter baixar, aqui ficam alguns conselhos elementares que o ajudarão a manter-se saudável e a evitar a obrigação de faltar ao trabalho.

1.    Dormir: Nunca subestime o poder do descanso. É necessário respeitar as horas de sono, só assim conseguirá manter-se concentrado e produtivo durante o resto do dia.

2.    Muita água: Se lhe perguntássemos qual a bebida que o desperta, provavelmente responderia ‘o café’. Mas a verdade é que ingerir muita cafeína diariamente deteriora o seu sistema imunitário e ‘dá cabo’ do sono. Opte por beber muita água: Esta é uma boa fonte de energia, que o mantém hidratado e desperto durante todo o dia.

3.    Comer bem: Existem alimentos que fazem melhor do que outros. Manter uma alimentação saudável – proteínas e hidratos de carbono, com bastantes legumes e frutas à mistura – é essencial para nos mantermos sãos.

4.    Exercício: Para além de nos manter em forma, é uma excelente maneira de nos mantermos saudáveis. Fazer exercício físico regularmente dá-lhe mais energia, ajuda-o a criar uma disciplina (física e mental) e fortalece o sistema imunitário.

5.    Diversão: À partida, este tópico nada tem a ver com questões biológicas. Mas a verdade é que tem um grande impacto na nossa saúde. Se nos ‘esgotarmos’, temos tendência a ficar deprimidos e a adoecer mais rapidamente. O importante é arranjar tempo para si e sentir-se bem. Ir ao cinema, viajar, ir a uma discoteca, aproveitar o dia no spa, o que quer que seja. O importante é que se distraia e aproveite ao máximo o (pouco) tempo livre que tem.

6.    Equilíbrio: Esta parte está directamente relacionada com a anterior. Tem que arranjar tempo para se dedicar ao que lhe faz bem: Família, amigos, etc. A vida não pode ser apenas dedicada ao trabalho. Tal como foi referido anteriormente, o esgotamento – tal como a solidão – leva a um estado de depressão e, consequentemente, à doença.

joana.alves@sol.pt