BCP é o único banco português que chumba no cenário mais adverso do BCE

O BCP foi o único dos três bancos portugueses que chumbou no cenário mais adverso dos testes de ‘stress’ conduzidos pelo Banco Central Europeu e pela Autoridade Bancária Europeia, enquanto a CGD e o BPI tiveram nota positiva.

"No cenário adverso do teste de esforço, de improvável ocorrência, o rácio CET1 [Common Equity Tier 1] projectado para o Banco Comercial Português [BCP] para Dezembro de 2016 fica aquém do valor de referência de 5,5%, tendo já a instituição identificado um conjunto de medidas para cobrir integralmente a diferença apurada", realçou em comunicado o Banco de Portugal.

A entidade liderada por Carlos Costa acrescentou que as referidas medidas de correcção "serão agora incorporadas no plano de capitalização a apresentar ao Banco Central Europeu [BCE] tal como previsto no exercício".

O Banco de Portugal salientou ainda que "o cenário adverso do teste de esforço é particularmente gravoso, dado que o ponto de partida do exercício (Dezembro de 2013) era muito desfavorável em resultado do desempenho negativo da economia portuguesa no passado recente".

Além disso, no caso específico do BCP, acresce que o teste de esforço não permitiu "captar a globalidade da trajectória positiva decorrente da implementação do plano de reestruturação negociado com a Comissão Europeia", vincou o supervisor bancário português.

Quanto ao Banco BPI e à Caixa Geral de Depósitos (CGD), em ambos os casos o resultado da avaliação completa "permite concluir pela resiliência" dos bancos em ambos os cenários, sublinhou o Banco de Portugal.

Quanto à quarta instituição financeira portuguesa que também foi avaliada, inicialmente o Espírito Santo Financial Group (ESFG), que controlava o Banco Espírito Santo (BES), as mudanças entretanto ocorridas acabaram por deixar o agora Novo Banco de fora da divulgação de resultados.

"Na sequência da medida de resolução aplicada ao BES, foi decidido excluir este banco da presente divulgação de resultados da avaliação completa, dada a impossibilidade de concluir atempadamente o exercício para o Novo Banco", assinalou o Banco de Portugal.

O BCE divulgou hoje os resultados das avaliações feitas a 130 bancos de 22 países europeus, entre os quais os portugueses CGD, BPI e BCP.

Às 11:00 (hora de Lisboa) foram conhecidos os resultados da avaliação à qualidade dos activos dos bancos e dos testes de 'stress', num exercício feito em conjunto pelo BCE e pela Autoridade Bancária Europeia (EBA) com vista a avaliar a capacidade de resistência do sector perante uma crise económica e financeira.

Para passarem nos testes, os bancos devem dispor de um rácio de capital 'Common Equity Tier 1' (CET1) (rácio de capital que está a ser usado para medir a solvabilidade dos bancos) mínimo de 8% no cenário económico e financeiro base e de 5,5% no cenário adverso.

Lusa/SOL