Vida

Hoje é um bom dia para comer um hambúrguer

Se vai chover, é normal surgirem mais guarda-chuvas, casacos ou galochas nas montras das lojas ou nos supermercados, mas as nossas compras estão ainda mais relacionadas com o clima do que achamos. A Walmart pensa ter descoberto alguns detalhes interessantes que ajudam a aumentar as vendas, pelo menos nos Estados Unidos. Sabia que hoje, por exemplo, as temperaturas amenas, algum sol e vento fraco levam as pessoas a comprar mais frutos vermelhos, como framboesas ou amoras?

Segundo a revista norte-americana Advertising Age, estes dados foram revelados, numa conferência na Universidade do Arkansas, pelo responsável de Marketing da cadeia Walmart. Stephen Quinn explicou que a temperatura ideal para comprar frutos vermelhos é abaixo dos 27 graus, com vento fraco ou apenas uma leve brisa. Sabendo isso, a gigante do retalho começou a apostar nesse produto em todas as lojas de zonas que podem estar sujeitas a essas condições – quer através de publicidade online, que de promoção nas lojas – triplicando as vendas de bagas e frutos vermelhos.

Isso foi conseguido também graças a uma parceria da Walmart com a Weather Co., e tem ajudado nas vendas, apesar de Stephen Quinn não conseguir explicar boa parte das ligações existentes: “E não precisamos de encontrar uma explicação, basta saber que resulta”.

Outro dado curioso prende-se com a carne. Se a temperatura não estiver alta, um pouco acima dos 20 graus, e o vento soprar moderado, mas sem chuva, o consumo de bifes aumenta. Mas se ao longo do dia a temperatura subir e o vento abrandar, a carne picada chega-se à frente (hambúrgueres, lasanha, bolonhesa, empadão). Esta alteração, preparada antecipadamente, permitiu à Walmart – que tem mais de 11 mil supermercados em 27 países, cinco mil só nos Estados Unidos – uma subida de 18% nas vendas dos dois tipos de produtos.

Mesmo as saladas, muito apreciadas também no Verão ou quando as temperaturas estão altas, permitiram chegar a uma conclusão interessante – quando o vento fica mais forte, mesmo que a temperatura esteja alta, as vendas começam a baixar.

emanuel.costa@sol.pt