Gostava de comprar um eléctrico? Há três à venda num leilão

Bairros inteiros vazios, estradas sem iluminação, parquímetros avariados por falta de baterias e desemprego elevado. A cidade de Detroit, no estado americano do Michigan, continua a lutar com os efeitos da crise e todos os métodos para baixar a dívida são utilizados. Na próxima semana, no dia 5 de Novembro, vão ser vendidos em leilão…

Só camiões do lixo são 125, todos com menos de dez anos; os autocarros, fabricados entre 2000 e 2002, são 79; e camiões com gruas, plataformas elevatórias, caixa para carregamento de materiais a granel ou equipados para outro tipo de funções são perto de 50. No entanto, entre os muitos veículos de trabalho, como as 35 carrinhas comerciais ou pick-ups 4X4, surgem três eléctricos antigos.

Parecidos com os ‘amarelos’ lisboetas, os três eléctricos de Detroit estavam abandonados numa garagem municipal. Não se sabe quão antigos são ou quando deixaram de ser usados, mas um deles, todo forrado a madeira e com dois longos bancos corridos nos lados, ostenta uma cor esverdeada que há muito já não é usada nos eléctricos daquela cidade americana.

Além do leilão de dia 5, quarta-feira, as autoridades da cidade – que declarou falência em Março do ano passado – organizam um outro no dia 13, exclusivamente online, de maquinaria pesada industrial.

emanuel.costa@sol.pt