Ainda faltam 128 professores nas escolas

Um mês e meio depois do início do ano lectivo, ainda faltam colocar 128 professores com horário completo. O balanço foi feito ontem ao final do dia pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) que indicou que há ainda mais 160 horários incompletos em processo de selecção pelos directores das escolas.

Em comunicado, o MEC afirmou que até às 14h30 de ontem tinham sido preenchidos 1086 horários completos, e 96 estavam em processo de aceitação por parte dos candidatos seleccionados. Encontravam-se, assim, em processo de selecção e recrutamento pelas escolas 128 horários completos. A tutela explicou que este valor representa cerca de 9% do total de 1310 horários completos disponibilizados para contratação através da Bolsa de Contratação de Escola (BCE) no dia 20 de Outubro.

Governo destaca papel dos directores na resolução do problema

No balanço feito ao final do dia, o Governo sublinhou a importância do envolvimento dos directores de escolas nas colocações realizadas através da BCE. Depois dos problemas neste concurso, que atrasaram a chegada de professores às cerca de 300 escolas com autonomia ou em territórios especiais de intervenção prioritária, a tutela resolveu envolver directamente os directores nas contratações.

Para isso, forneceu-lhes a lista ordenada dos docentes a concurso e permitiu que estes fossem contactados directamente para aferir a sua disponibilidade para aceitar a vaga. No caso de não terem aceite o lugar (por exemplo, por terem ficado colocados noutra escola mais perto de casa), os directores tinham autonomia para contactar o candidato que se apresentava no lugar seguinte da lista ordenada. “Este procedimento tornou mais célere o processo de colocação definitiva dos professores, e será mantido ao longo do ano lectivo”, afirmou o MEC.

rita.carvalho@sol.pt