PSP e ASAE cercaram principais acessos a Braga

Os principais acessos a Braga estiveram hoje controlados, entre as seis e as dez horas da manhã, por centenas de agentes da Unidade Especial da PSP e por inspectores da ASAE “para controlo de mercadorias, mas também de armamento e de outras ilicitudes, como as relacionadas com infracções de trânsito”, referiram ao SOL fontes policiais.

A ASAE ainda não divulgou os resultados operacionais, mas sabe-se que houve várias apreensões de vário tipo de material. Os responsáveis da PSP e da ASAE encontram-se ainda reunidos no Comando Distrital da PSP, em Braga, não havendo por isso, neste momento, quaisquer números oficiais da operação.

A operação coincidiu com a chegada de muitos comerciantes à Feira Semanal de Braga, tendo sido distribuídas equipas da PSP e da ASAE no Monte Picoto (junto ao Estádio 1º de Maio), no Bairro do Fujacal (onde o trânsito chegou mesmo a estar condicionado), na Avenida Imaculada Conceição e na zona de São Vicente, que dá acesso a Braga pelo Alto Minho.

Um dos feirantes, que não quis ser identificado, afirmou ao SOL que “isto é uma caça à gente”, acrescentando que “nós estamos legais e somos controlados todas as semanas”. À passagem pela Urbanização do Fujacal, turistas italianos pararam, para ver a operação policial, tendo um dos homens comentado que “deve ser la Guardia di Finanza”. Não há memória nos últimos anos de uma operação policial tão abrangente e multidisciplinar, já que desde mercadorias a questões de trânsito, incluindo revista para a detecção de armas e outros objectos de circulação proibida, fizeram parte desta acção, com agentes da PSP de Braga e da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia (Corpo de Intervenção) afecta ao Comando Metropolitano da PSP do Porto.