Em Setembro nasceram quase mais 500 bebés

Setembro é, por norma, um mês em que nascem muitos bebés. Mas os dados do mês passado parecem trazer boas notícias para a recuperação da natalidade: houve mais 494 recém-nascidos do que em igual mês do ano passado. Contudo, o balanço do ano mostra que ainda não foi possível atingir o número total de nascimentos…

Os números foram avançados ao SOL por Laura Vilarinho, coordenadora da Unidade de Rastreio Neonatal do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge, que realiza o testo do pezinho a todos os recém-nascidos em Portugal. Desde o início de 2014 já nasceram 61421 bebés, mas ainda são menos 463 do que no passado: 61884.

“Não podemos considerar que o número de testes de recém-nascidos tenha disparado”, afirmou ao SOL Laura Vilarinho. Mas na realidade, “no segundo semestre está a registar-se uma ligeira recuperação do saldo negativo verificado durante o primeiro semestre deste ano”, acrescentou.

Em relação ao mês de Setembro, houve 7780 recém-nascidos, ou seja mais 494 do que no mesmo mês de 2013. Se este aumento de quase 500 bebés se verificar também nos próximos meses, rapidamente será alcançado o total de bebés nascidos no ano passado entre Janeiro e Setembro.

A natalidade tem vindo a baixar nas últimas décadas, de forma bastante acentuada nos últimos anos. Em 2013 nasceram 82 787 bebés. Mas três anos antes, em 2010, o número estava acima dos cem mil.  

rita.carvalho@sol.pt