Suspeito de homicídio no Cacém em liberdade

O suspeito da morte de um jovem de 19 anos durante uma rixa no Cacém (Sintra), na noite de terça-feira, vai ficar a aguardar o inquérito em liberdade, por decisão judicial, disse à Lusa fonte da Polícia Judiciária (PJ).

A PJ apresentou hoje a primeiro interrogatório judicial, no Tribunal de Lisboa Oeste, em Sintra, um jovem de 18 anos suspeito de esfaquear outro jovem que viu o juiz de instrução criminal decretar como medida de coacção o termo de identidade e residência.

A PJ confirmou hoje, em comunicado, que deteve um jovem de 18 anos "indiciado pela prática de um crime de homicídio na forma consumada e de um crime de detenção de arma proibida".

Um jovem de 19 anos morreu vítima de facadas numa rixa na Rua D. Maria II, no Cacém, motivada por uma discussão entre ex-namorados, segundo fonte da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Sintra.

De acordo com a PJ, o homicídio resultou de confrontos e agressões, que envolveram "diversos intervenientes, entre os quais o presumível autor e a vítima", devido a "desavenças pessoais anteriores".

Segundo testemunhos recolhidos pela PSP, a vítima "terá agredido uma rapariga, ex-namorada, que se foi queixar ao irmão, que se encontrava com um amigo", explicou a fonte policial.

Os jovens envolveram-se numa discussão num largo da Rua D. Maria II, pelas 20:30, junto ao mercado do Cacém, onde o ex-namorado da rapariga terá sido o primeiro a atacar com uma arma branca os dois rapazes, ambos com 18 anos.

No decurso da rixa, um dos jovens "atingiu com duas facadas na zona do peito" a vítima mortal, que desceu a rua e entrou num café, onde acabou por morrer em consequência dos ferimentos, adiantou a fonte da PSP.

O irmão da rapariga, que tem 16 anos, sofreu ferimentos de arma branca na zona do abdómen, enquanto o amigo apresentava uma ferida na cabeça.

Os Bombeiros Voluntários de Agualva-Cacém recolheram os dois feridos junto ao Centro de Saúde do Olival, transportando o que estava em estado mais grave para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, e o de menor gravidade para o Hospital Fernando Fonseca.

Uma fonte oficial da unidade de Amadora-Sintra confirmou hoje à Lusa, ao final da manhã, que o jovem "já teve alta e foi entregue à Polícia Judiciária".

Em relação ao ferido assistido na unidade de Lisboa, "não corre perigo, está apenas em vigilância e deve ter alta ainda hoje", afirmou, durante a tarde, uma fonte oficial do Hospital de Santa Maria.

O corpo do jovem só foi retirado do café já durante a madrugada, perante as manifestações de dor de familiares, residentes na zona do Cacém.

Lusa/SOL