Vila Real de Santo António capital internacional do iluminismo

A cidade algarvia de Vila Real de Santo António vai assumir a presidência da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AICEI). O objectivo dos 14 membros do grupo é promover a importância económica e cultural das cidades fundadas no período iluminista, no século XVIII.

A cidade algarvia de Vila Real de Santo António vai assumir a presidência da Associação Internacional de Cidades e Entidades do Iluminismo (AICEI). O objectivo dos 14 membros do grupo é promover a importância económica e cultural das cidades fundadas no período iluminista, no século XVIII.Vila Real de Santo António foi construída em apenas dois anos, de 1774 a 1776, no período de Marquês de Pombal, absorvendo as ideias urbanísticas mais modernas da época, as mesmas que marcaram a construção de Lisboa após o terramoto de 1755. A proximidade com Espanha, e os problemas políticos que daí advinham, estiveram na base da fundação da cidade.

A decisão sobre Vila Real de Santo António – única representante portuguesa da organização internacional – assumir a presidência foi tomada num congresso em Valência, onde está a sede da associação, no último fim-de-semana. A cidade algarvia já acolheu vários congressos da associação nos últimos anos.

A AICEI foi criada formalmente em 2007 e inclui 14 cidades e entidades promotoras, quase todas em Espanha. As cidades que fazem parte da AICEI são Barcelona, Real Sítio de San Ildefonso/Segóvia, Almacelles, Ferrol, Valência, Es Castell/Menorca, San Fernando/Cádiz, Madrid, Cartagena e a cidade de Guatemala, onde funciona uma sub-sede para a América Latina.

emanuel.costa@sol.pt