Nave espacial da Virgin Galactic caiu num voo de teste

A nave espacial SpaceShipTwo da Virgin Galactic caiu, indicou a empresa do milionário britânico Richard Branson na rede social de mensagens curtas Twitter, adiantando desconhecer-se o destino dos pilotos.

Nave espacial da Virgin Galactic caiu num voo de teste

Na mesma rede social, a Virgin Galactic refere que a sua parceira, "a empresa Scaled Composites, realizou (hoje) um teste em voo da SpaceShipTwo", durante o qual "a nave teve uma grave anomalia da qual resultou a (sua) perda".

O avião que transportou a nave, o WhiteKnightTwo, "aterrou em segurança", indicou a Virgin.

Segundo a Associated Press (AP), as autoridades californianas referem que há um morto e um ferido. "A nossa principal preocupação é o estado dos pilotos, desconhecido neste momento", adiantou a empresa espacial.

A SpaceShipTwo tem dois pilotos e pode transportar seis passageiros.

"Vamos trabalhar estreitamente com as autoridades competentes para determinar a causa do acidente", disse ainda a empresa.

A SpaceShipTwo, que ambiciona levar turistas ao espaço, descolou do deserto de Mojave, na Califórnia (oeste dos Estados Unidos), cerca dos 17h30

O fotógrafo Ken Brown assistiu à descolagem e contou à AP que a aeronave de turismo espacial explodiu quando ligou os motores, depois de ter sido libertada pelo jacto que a transporta para uma alta altitude – baptizado de ‘WhiteKnightTwo’.