Tiago Rodrigues estreia By Heart no Teatro da Bastilha

A vida está correr bem a Tiago Rodrigues. Considerado um dos mais interessantes encenadores a trabalhar actualmente em Portugal, foi nomeado, na semana passada, director artístico do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa. E hoje estreia, no prestigiado Teatro da Bastilha, em Paris, a sua mais recente peça, By Heart.

Entre hoje e 14 de Novembro o público francês poderá conhecer de perto o trabalho do encenador, num texto assinado e interpretado por si e que, na Bastilha, será representado em francês. Em cada apresentação, um grupo de dez pessoa juntar-se-à a Tiago Rodrigues para com ele, em palco, aprender um poema de cor perante os espectadores. E por que motivo está toda esta gente a decorar um texto? Para salvar as palavras. É que, enquanto o texto é decorado, um escritor é preso, um bombeiro decide queimar livros e uma cozinheira perde a visão.

Com histórias reais e ficcionais, algumas delas da sua própria família, Tiago Rodrigues lembra a importância de decorar os textos, para que estes fiquem em nós, mesmo que todos os livros sejam confiscados e censurados, mesmo que todas as bibliotecas sejam queimadas ou fechadas, mesmo que todas as palavras nos sejam interditas. E por isso criou o texto usando fragmentos e citações de autores como Shakespeare, Ray Bradbury e George Steiner. Autores cujos textos permanecerão imunes ao passar dos anos. Mesmo que as suas páginas sejam queimadas.    

Veja aqui um excerto da peça:

rita.s.freire@sol.pt