LifeStyle

A magia do 8 na vida de Pessoa

A marca suíça Caran d'Ache acaba de lançar uma edição limitada e exclusiva de canetas em homenagem a Fernando Pessoa. Esta colecção é composta por 888 canetas de tinta permanente e 888 roller Léman, em alusão ao número oito, que tinha um significado especial para o poeta português.

Este número esteve sempre presente na vida do poeta português, que nasceu a 13 de Junho de 1888 com o nome de Fernando, que também tem precisamente oito letras.

Por outro lado, Pessoa determinou para o seu 'Dia Triunfal' (em que terá criado os heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro) a data de 8 de Março de 1914. Já o livro Mensagem é composto por 44 poemas (4+4=8) e a palavra tem oito letras. Este mesmo livro é dividido em três partes e pretende anunciar o V Império (3+5=8), uma época de união e paz universais, liderada pela língua e cultura portuguesas.

Como última curiosidade, na biblioteca particular de Fernando Pessoa estão representadas oito línguas: espanhol, francês, galego, grego, inglês, italiano, latim e português.

Em cada peça da colecção destaca-se a elegância do preto brilhante, que é conseguido pela aplicação de várias camadas de laca da China que fazem um interessante contraste com o aparo prateado, onde se exibe a gravação do busto do poeta, tal como o topo da tampa.

Cada caneta é acompanhada por uma caixa com a inscrição 'Tudo vale a pena se a alma não é pequena'. As peças foram produzidas na única fábrica da Caran d'Ache, em Genebra, Suíça.