Aviso amarelo para costa portuguesa devido a agitação marítima

Os 10 distritos da costa de Portugal continental encontram-se sob aviso amarelo devido à agitação marítima, com previsão de ondas que podem chegar aos cinco metros, informa o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

De acordo com a página oficial do IPMA na Internet, a costa portuguesa desde Viana do Castelo ao Algarve vai estar sob aviso amarelo desde as 5h00 e até às 12h00 de hoje.

O organismo prevê ondulação de noroeste com quatro a cinco metros, o que levou a Marinha Portuguesa a fechar cinco barras no continente.

Segundo a informação publicada no site da Marinha pelas 03h23 de hoje, as barras de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Povoa do Varzim e São Martinho do Porto estão fechadas a toda a navegação.

As barras de Vila do Conde, Aveiro e Figueira da Foz estão condicionadas, a primeira a embarcações de comprimento até 12 metros e calado inferior a dois metros, a segunda a embarcações de comprimento inferior a 15 metros e a terceira a embarcações de comprimento inferior a 35.

Para hoje, o IPMA prevê para as regiões do norte e centro, períodos de céu muito nublado, apresentando-se em geral pouco nublado no interior da região Centro. Existe ainda a possibilidade de aguaceiros fracos e pouco frequentes no litoral até ao meio da tarde.

O vento tende em geral a ser fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando de norte, moderado (20 a 30 km/h) no litoral a sul do Cabo Mondego e moderado a forte (25 a 40 km/h) nas terras altas.

Prevê-se ainda uma pequena descida da temperatura mínima e uma pequena subida da temperatura máxima.

Já na região sul, o céu apresentar-se-á pouco nublado ou limpo, com períodos de maior nebulosidade no litoral oeste. Também na região sul se prevê a possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e pouco frequentes no litoral a norte de Sines até ao meio da tarde.

O vento será igualmente em geral fraco (inferior a 20 km/h) de noroeste, soprando moderado (20 a 35 km/h) de norte no litoral oeste e nas terras altas.

Quanto a temperaturas, Faro será a cidade mais quente do país, com 19 graus Celsius de máxima, Sagres 18, Lisboa, Sines e Leiria com 17, Porto, Braga e Viana do Castelo com 16 e 9 de máxima na Guarda, que será a cidade mais fria.

No Funchal são esperados 24 graus de máxima, enquanto em Santa Cruz e Angra do Heroísmo (Açores) as máximas devem rondar os 20 graus.

Lusa/SOL