Derrota histórica para Obama

O Presidente norte-americano sofreu ontem uma derrota histórica, depois de os republicanos terem alcançado uma vitória que excedeu as suas já altas expectativas. Depois de oito anos na Oposição, o Partido Republicano passa agora a controlar o Senado e, consequentemente, a condicionar a política governativa de Barack Obama.

Derrota histórica para Obama

A insatisfação com a política económica de Obama e o seu nível de popularidade em baixa permitiram ainda aos republicanos um reforço do controlo que já detinham na Câmara dos Representantes, estando ainda em cima da mesa a possibilidade de alcançarem a maioria mais confortável desde os anos 40 do século passado. Também ganharam a eleição de Governadores em vários Estados onde a disputa estava acesa.

Já depois de conhecido o resultado das eleições ambos os partidos mencionaram a necessidade de alcançar compromissos, que não serão fáceis tendo em conta as presidenciais de 2016, a agitação que se vive entre os republicanos (nomeadamente com os super-conservadores do Tea Party) ou as más relações entre Obama e o senador Mitch McConnel que era o actual líder da minoria nesta Câmara e, provavelmente, será o escolhido para liderar a maioria conquistada nestas eleições.

“Não espero que o Presidente acorde amanhã a ver o mundo de forma diferente da que via hoje” – disse o senador na festa de celebração da vitória do seu partido –  “e ele sabe que eu também não mudei”.

*Com AP