Huawei de topo

A marca chinesa HUAWEI apresentou o seu mais recente dispositivo, o Ascend Mate7,  um ‘phablet’ que se destaca não só pelo produto ou potencialidades, mas pela afirmação que representa em dispositivos de topo.

Sobressaiu imediatamente o design, bem elaborado e elegante, a condizer com o toque. Quando se pega, sente-se um dispositivo ‘sério’, num misto de rigidez, suavidade e formas polidas, mercê da sua construção em alumínio. Há outra característica que também não deixou ninguém indiferente: apesar dos seus 15,7cm de altura e 8,1cm de largura, tem somente 7,9 mm de espessura.

O  ecrã FullHD de 6’’, que possui uma moldura mínima, tem uma resolução de 1080x1920px e protecção Gorilla Glass 3. Aqui não há novidades, mas sim a garantia de imagens nítidas e cores vivas mesmo sob luz solar.

Já o interior é cheio de novidades, de onde destacamos em primeiro lugar o primeiro processador octa-core com LTE. A marca tem aqui mérito próprio, já que constrói ela própria os seus processadores. Conseguiu juntar um quad-core A15 a 1.8GHz , outro quad-core A7 a 1.3GHz, um GPU Mali-T628 e também um modem LTE 4G, tudo em um. Potência aliada para melhor performance.

No campo fotográfico, um sensor Sony com 13mp na traseira e um de 5mp frontal prometem imagens ‘deliciantes’.

Outra solução interessante é a dupla antena inteligente. Situadas no topo e no termo, são ambas capazes de receber ou enviar sinal, duplicando o desempenho e diminuindo substancialmente as perdas de rede.

O  novo leitor de impressões digitais apresenta o melhor desempenho e fiabilidade já testado. Ao invés de outros no mercado, basta apenas tocar para reconhecer as impressões, e  como curiosidade, serve também para tirar as ‘selfies’ tão em voga. Basta tocar e ‘voilá’. 

Nota também para a sua bateria com uma enorme capacidade de 4100mAh (sendo capaz até de carregar outros dispositivos) e o Android 4.4 muito bem personalizado com o UI 3.0 da própria Huawei.

Como outros argumentos encontramos os 2GB de memória RAM na versão de 16GB, ou 3GB para a versão de 32GB, ambas expansíveis via cartão microSD de até 128GB.  Já a conectividade não pode faltar num dispositivo de topo e neste Mate 7 encontramos NFC, Bluetooth, LTE 4G, Wifi e GPS.

Disponível em três cores, branco, preto e ‘champagne’, está à venda apenas nas lojas Fnac, livre de operador e num ‘bundle’ com a  TalkBand B1 (pulseira inteligente da marca) por 549 euros.

oscar.rocha@sol.pt