Cultura

Malkovich inaugura no Estoril exposição com as famosas fotos de... Malkovich

Em estreia mundial, John Malkovich inaugura sexta-feira, 7 de Novembro, no Estoril uma exposição de fotografias que o retratam e recentemente foram objecto de destaque na comunicação social de todo o Mundo.

A exposição chama-se “Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to Photographic Masters” D.R.

A exposição “Malkovich, Malkovich, Malkovich: Homage to Photographic Masters”, da autoria do fotógrafo Sandro Miller, revela o famoso actor norte-americano a encarnar personagens históricas em fotografias icónicas. 

No Casino Estoril podem ser vistos Albert Einstein, Marilyn Monroe, Pablo Picasso, John Lennon, Bette Davis, Che Guevara, Muhamed Ali ou até o Joker de Batman, na personagem interpretada por Jack Nicholson, representados por Malkovich.

Tudo começou quando o autodidacta Sandro Miller quis prestar homenagem ao fotógrafo Irving Penn e, ao olhar para Malkovitch, se apercebeu da enorme semelhança entre este e o escritor Truman Capote, que Penn tinha fotografado. Recrearam a foto e o resultado foi “surpreendente” disse Miller à norte-americana ABC.

E estava dado o mote para os 35 retratos que recriam obras imortais de 28 fotógrafos como Annie Leibovitz, Alberto Korda, Richard Avedon, Robert Mapplethorpe ou Gordon Parks (a foto que ilustra este artigo recria a sua American Gothic, um ‘grito’ contra o racismo inspirado na famosa pintura homónima de Grant Wood). 

A exposição está integrada no Lisbon & Estoril Film Festival 2014 e pode ser visitada até 16 de Novembro.

teresa.oliveira@sol.pt