LifeStyle

10 curiosidades sobre o soutien

O soutien fez 100 anos na passada segunda-feira. É amado por umas e odiado por outras, mas a verdade é que a grande maioria não sai de casa sem ele. 

Para celebrar esta data redonda, o SOL apresenta-lhe dez curiosidades recolhidas pelo site Mashable sobre este ‘adereço’ feminino:

1.    Mary Phelps Jacob inventou o que chamamos hoje de soutien a partir de dois guardanapos de pano e um laço. Vendeu o seu design à Warner Brothers Corset Company e a partir daí foi ‘sempre a crescer’.

2.    O primeiro soutien desportivo foi inspirado numa coquilha. Nos anos 70, Lisa Lindhal e Polly Smith coseram duas coquilhas e usaram-nas para se protegerem enquanto faziam exercício físico.

3.    A maioria das mulheres tem nove soutiens. Isto segundo o site Mashable.

4.    Os aros dos soutiens mataram duas mulheres no Reino Unido. Isto porque ambas foram atingidas por um raio e este foi conduzido pela parte de metal da roupa interior das vítimas.

5.    Nos Estados Unidos, a maioria das mulheres veste um 34DD. Nos anos 80, a média era 34 B, o que significa que o tamanho das copas utilizadas triplicou nos últimos 30 anos.

6.    O uso de soutiens não aumenta o risco de desenvolver cancro da mama. Há quem espalhe essas mensagens através de livros ou da internet, mas já foram apresentados estudos científicos que deitam por terra a ideia de que este ‘suporte’ tenha alguma influência no que diz respeito a questões cancerígenas.

7.    A maioria dos soutiens criados antes de 1920 tinham como objectivo ‘disfarçar’ os seios da mulher. O objectivo não era mostrar as curvas, mas sim ter um peito liso.

8.    Em 1998, a empresa francesa Neyret criou um soutien que libertava um odor agradável. Cheiro a maçã, uvas, essências frescas que podiam ser uma alternativa aos desodorizantes.

9.    A antiga primeira-dama das Filipinas, Imelda Marcos, usava um soutien à prova de bala. A população tinha tão má opinião dela que a mulher do chefe de Estado decidiu mandar fazer uma protecção ‘à sua medida’.

10.    Mary Phelps Jacob não foi a única a inventar o soutien: Em 1893 uma mulher chamada Mary Tucek também patenteou um soutien de alças com bolsos. Mas a verdade é que não foi este que vingou – nem o modelo, nem a sua criadora.