António Costa apresenta moção de estratégia ao congresso do PS

O candidato socialista a primeiro-ministro, António Costa, apresenta hoje, em Coimbra, a sua moção de estratégia ao congresso do PS, depois de ter formalizado na quinta-feira a candidatura ao cargo de secretário-geral do partido.

António Costa apresenta moção de estratégia ao congresso do PS

A apresentação por António Costa da moção de orientação política estratégica para o congresso nacional do PS, que se realiza em Lisboa nos dias 29 e 30 deste mês, está marcada para as 18h00 horas no auditório da Fundação Bissaya Barreto, em Coimbra.

A moção de estratégia de António Costa, que definirá a linha política do PS nos próximos dois anos (período que inclui eleições legislativas e presidenciais), será balizada pelo programa "Agenda para a Década" – documento de médio prazo coordenado pela ex-secretária de Estado Maria Manuel Leitão Marques e que deverá incluir contributos provenientes de estruturas de reflexão política lançadas pela anterior direcção socialista, casos do Laboratório de Ideias e Proposta para Portugal (LIPP) e da Convenção Novo Rumo.

Até às eleições directas para o cargo de secretário-geral do PS, agendadas para a semana anterior ao congresso (dias 21 e 22 de Novembro), o candidato socialista a primeiro-ministro vai percorrer o país, tendo já reuniões marcadas com militantes de todas as federações do país – um périplo que foi coordenado pela vice-presidente da bancada socialista e líder da federação de Setúbal, Ana Catarina Mendes.

Ao contrário do que aconteceu no processo das eleições primárias de 28 de Setembro, em que estes encontros eram totalmente abertos à comunicação social, agora a equipa do candidato socialista a primeiro-ministro apenas abrirá à comunicação social a intervenção inicial de António Costa.

Depois de apresentar a moção de estratégia em Coimbra, o presidente da Câmara de Lisboa desloca-se no sábado a Bragança, tendo uma sessão pelas 15h00 horas no auditório Paulo Quintela desta cidade.

No domingo, o provável futuro líder do PS estará em Castelo Branco, tendo um encontro com militantes no auditório da NERCAB também ao início da tarde.

Lusa/SOL