70% dos portugueses têm falta de dentes naturais

Cerca de 70% dos portugueses têm falta de dentes naturais, sendo que em 20% da população há pelo menos 10 dentes em falha, segundo o primeiro barómetro nacional de saúde oral realizado em Portugal. 

Os dados, hoje revelados no Congresso da Ordem dos Médicos Dentistas, mostram que 7% dos portugueses não tem nenhum dente natural na boca.

"São valores muitíssimo elevados. É preciso olhar para esta realidade e ver o que é preciso fazer", declarou à agência Lusa o bastonário da Ordem, Orlando Monteiro da Silva.

Do total de portugueses que indica não ter alguns dentes naturais, mais de metade não tem nada a substituí-los. Da outra metade, apenas menos de 8% tem dentes substitutos fixos, com os restantes a usarem próteses.

Segundo a Ordem dos Médicos Dentistas, a falta de dentes naturais, à excepção dos do siso, está relacionada com o hábito de escovar os dentes, já que "quanto menos dentes naturais tem quem respondeu, menores são os seus hábitos de higiene".

O barómetro, que tem validade estatística e se baseou em mais de mil entrevistas presenciais, indica ainda que os portugueses têm hábitos de saúde oral básicos, mas poucos são os que têm hábitos mais sofisticados.

Mais de 97% dos portugueses afirmaram ter o hábito de escovar os dentes, mas menos de metade usa elixir e 76,2% admite não usar fio dentários.

Segundo este barómetro, as mulheres apresentam taxas de hábitos de higiene e limpeza superiores aos homens.

Sobre o impacto da saúde oral no quotidiano, metade dos inquiridos já teve dificuldade em comer e/ou beber devido a problemas na boca e dentes e quase um quarto já faltou ao trabalho ou escola por um problema dentário.

Quanto à aparência dos seus dentes, 18% dos portugueses confessa já se ter sentido envergonhado.

Relativamente à relação com o médico dentista, a esmagadora maioria (93,5%) mostra satisfação com o clínico escolhido, sendo que 63,7% dos inquiridos nunca mudaram de médicos.

São ainda mais de um quarto os portugueses que dizem concordar com a afirmação "Tenho medo de ir ao dentista", embora mais de 94% afirmem também que ir ao dentista é uma forma de cuidar da saúde oral, considerando importante uma visita regular.

Lusa/SOL