Hospital de Vila Franca de Xira confirma 27 casos de ‘legionella’

O Hospital de Vila Franca de Xira confirmou hoje à agência Lusa que deram entrada naquela unidade hospitalar 27 pessoas infectadas com a bactéria ‘legionella’.

Segundo a mesma fonte, as pessoas foram infectadas através do ar, e não através da ingestão de água, acrescentando que a infecção por 'legionella' não é contagiosa.

A Câmara Municipal de Vila Franca de Xira anunciou hoje que pelo menos 13 pessoas deram entrada no Hospital de Vila Franca de Xira depois de terem bebido água, com sintomas que apontavam para episódios provocados pela bactéria "legionella".

Fonte oficial do Hospital de Reynaldo dos Santos tinha confirmado hoje à Lusa a entrada de 25 pacientes nas urgências com "queixas do foro respiratório", acrescentando que não tinha sido possível apurar as causas dos sintomas comuns.

Entretanto, perto das 20:00, a mesma fonte confirmou "27 casos de 'legionella'". A essa hora, a maioria das pessoas continuavam internadas.

A situação está a ser acompanhada pela Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo que, hoje em comunicado, sublinhou que, "dado que se trata de uma situação que não é transmissível de pessoa a pessoa, não há motivos para preocupação acrescida".

A bactéria "legionella" é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infecção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Lusa/SOL