Cinema, moda, ópera, Wes Anderson e John Malkovich hoje em Lisboa

O actor norte-americano John Malkovich recebe este sábado uma medalha municipal, o realizador Wes Anderson partilha escolhas cinéfilas com o público e o designer de moda Emanuel Ungaro fala sobre Yves Saint-Laurent, no Lisbon & Estoril Film Festival.

Cinema, moda, ópera, Wes Anderson e John Malkovich hoje em Lisboa

A oitava edição do Lisbon & Estoril Film Festival (L&EFF) prossegue hoje, com grande parte das iniciativas a concentrarem-se em Lisboa, como a antestreia do filme "As variações de Casanova", de Michael Sturminger, na Fundação Calouste Gulbenkian. O protagonista, John Malkovich, receberá a medalha municipal, atribuída pela autarquia de Lisboa.

Horas antes desta antestreia, o realizador norte-americano Wes Anderson estará no cinema Monumental a apresentar uma das suas escolhas cinematográficas, "O Ouro de Nápoles", de Vittorio de Sica, seguindo-se uma conversa com o público.

Ainda no cinema Monumental, será exibido o filme que abriu este festival: "Saint-Laurent", de Bertrand Bonello, sobre um dos ícones da moda francesa, Yves Saint-Laurent, estando previsto um encontro, no final, com os "designers" de moda Emanuel Ungaro, Bella Freud e Felipe Oliveira Baptista.

No cinema Nimas, é esperada a presença do actor Willem Dafoe para apresentar a versão integral de "Ninfomaníaca", de Lars von Trier.

No Centro de Congressos do Estoril, acontecerá a antestreia de "Welcome to New York", com a presença do realizador Abel Ferrara. O filme é protagonizado por Gerard Depardieu, num enredo inspirado no escândalo sexual que envolveu o antigo presidente do FMI, Dominique Strauss-Kahn.

O Lisbon & Estoril Film Festival termina no dia 16, contando com vários filmes premiados, a exibir em antestreia, com retrospectivas, como a que é dedicada a Maria de Medeiros, com uma peça de teatro, escrita por Peter Handke, e com um concerto de Arto Lindsay.

Um dos eventos do festival será um simpósio internacional, de 14 a 16 de Novembro, sobre vigilância, segurança, pirataria informática e media.

Lusa/SOL