Deixou de bater o coração que ajudou a bater corações

Morreu, na Madeira, aos 84 anos, o médico e cientista clínico sueco Johan Ingvar Karlöf. 

Karlöf teve um papel importante na evolução da tecnologia clínica relacionada com a implantação de pacemakers, desde que este aparelho foi implantado pela primeira vez, num paciente sueco, em 1958.

Karlöf fez parte da equipa do Departamento de Fisiologia Clínica e Cirurgia Torácica do Hospital Universitário Karolinska que imprimiu um novo desenvolvimento tecnológico e pesquisa clínica relacionada com os pacemakers.

É dessa equipa a institucionalização da estimulação ventricular sincronizada atrial gravando as ondas P atriais de um eléctrodo que foi posicionado atrás dos átrios via mediastinoscopia para accionar a taxa de estimulação ventricular dos pacemakers. 

Tratou-se de um trabalho pioneiro que foi resumido por Karlöf numa das suas publicações que mostra que esta modalidade de estimulação foi superior à estimulação ventricular de taxa fixa até então vigente.

Os pacemakers são utilizados em doentes com arritmias. São aparelhos electrónicos (actualmente do tamanho de uma moeda), extremamente sofisticados, que monitorizam o ritmo do coração. 

Na presença da perturbação da génese, da actividade eléctrica ou da interrupção na condução do estímulo eléctrico ao coração, o aparelho emite um estímulo eléctrico que desencadeia a contracção do músculo cardíaco, permitindo, desta forma, um número de batimentos cardíacos adequados a uma normal actividade do indivíduo.

Natural de Vaxholm, pequena cidade sueca perto de Estocolomo, Johan Ingvar Karlöf, de 84 anos, ainda pertencia ao conselho de administração da empresa ligada à indústria médica ‘Skarpö Farm AB’. 

Karlöf estava a passar férias na Madeira. Faleceu ontem ao final da manhã, quando estava a nadar, no mar, junto a uma unidade hoteleira, na zona oeste do Funchal.

O facto de ter tardado a regressar a terra, após um mergulho no mar, fez com que as pessoas que o acompanhavam estranhassem, lançando imediatamente um pedido de socorro.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros Municipais do Funchal bem como a Equipa Médica de Intervenção Rápida (EMIR). Apesar das tentativas de reanimação efectuadas no local, os elementos envolvidos no socorro já nada puderam fazer para salvar a vida de quem ajudou a dar vida.

O óbito foi confirmado no local pelo delegado de saúde do Funchal, tendo a PSP tomado conta da ocorrência.

Ingvar Karlöf é autor de várias publicações em revistas da especialidade designadamente da publicação, em 1975, “Estudos hemodinâmicos em repouso e durante o exercício em pacientes com pacemaker”. E, de 1973, “As Alterações Hemodinâmicas Em Bloqueio Atrioventricular: O Seu Curso Sob Tratamento”.