Detectados 90 casos de legionella na Grande Lisboa

O director-geral da Saúde, Francisco George, anunciou hoje que foram já diagnosticados 90 casos de infecção por ‘legionella’ na Grande Lisboa, dos quais 16 estão nos cuidados intensivos, admitindo que possam surgir novos casos.

Francisco George falava aos jornalistas após uma reunião de emergência das autoridades de saúde, que durou cerca de cinco horas, indicando ainda que a quase totalidade dos casos detectados, cerca de 90%, "estão concentrados na área de Vila Franca de Xira", nomeadamente nas localidades de Vialonga, Póvoa de Santa Iria e Forte da Casa.

O Director-Geral da Saúde indicou ainda que desses 90 casos detectados, 59 estão internados no Hospital de Vila Franca de Xira e os restantes casos estão internados por todos os hospitais da Grande Lisboa, como o Centro Hospitalar de Lisboa Norte, o hospital de Amadora-Sintra, o hospital das Descobertas e o Hospital Beatriz Ângelo, em Loures.

Quanto aos 10% restantes, "há casos dispersos mas não sabemos ainda se trabalham, se fazem compras, se frequentam os ambientes daquelas freguesias", disse Francisco George. 

Por isso, "estamos a conduzir inquéritos epidemiológicos para encontrar uma fonte comum aos casos registados", que pode ser "uma torre de arrefecimento, um ar condicionado central que trabalhe com estas torres num grande armazém, numa grande companhia, numa grande empresa".

Para Francisco George, este surto de 'legionella' é "uma situação preocupante", indicando que estão a ser tomadas "medidas sem descanso" e assegurando que as autoridades de saúde "estão preparadas para um eventual aumento de casos".

O director-geral de Saúde disse ainda que "não foi identificada a fonte de contágio", nem a "explicação para este fenómeno".

O Hospital de Vila Franca Xira começou na sexta-feira a receber doentes contaminados com bactéria 'legionella', sendo que um dos doentes faleceu hoje.

O ministro da Saúde, Paulo Macedo, disse que foi accionado um plano de contingência para lidar com o surto de 'legionella', enquanto o director-geral da Saúde já havia admitido que o surto verificado "é um problema que não é habitual" dada "a magnitude e gravidade".

A bactéria 'legionella' é responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave, cuja infecção se transmite por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

O que é a Legionella? Tudo o que precisa de saber sobre o surto que deixou Portugal em alerta, aqui.

Lusa/SOL