O que é a Legionella?

A bactéria ‘legionella’ é a responsável pela Doença dos Legionários, uma pneumonia grave – cuja infecção se transmite por via aérea (respiratória) –, que se trata com antibióticos e que se manifesta por tosse, febre alta, pontadas torácicas, e também, nalguns casos, por dores musculares.

A bactéria não se transmite de pessoa para pessoa, mas através da inalação de gotículas de água, invisíveis a olho nu e alojadas em sistemas de refrigeração – como ar condicionado ou grandes torres de refrigeração de fábricas -,  duches, piscinas, instalações termais ou em fontanários, por exemplo.

A infecção pode estar associada, entre vários factores, à má manutenção dos aparelhos ou a problemas com a desinfecção da água . As pessoas com mais de 50 anos e os grandes fumadores estão nos grupos de risco.

Entre os cuidados a ter para prevenir a infeção, as autoridades recomendam que se evite tomar banho por duche e utilizar hidromassagens ou jacuzzis, além de lavar os 'telefones' dos chuveiros: devem ser imersos em água e lixívia durante 30 minutos. A temperatura da água nos termoacumuladores deve ser mantida acima dos 75 graus. 

Por outro lado, a água da rede pública pode ser consumida e utilizada para cozinhar.

Artigos úteis:

Autoridades recomendam evitar duches

O director-geral da Saúde, Francisco George, aconselhou hoje as pessoas a não tomar duches nem utilizar hidromassagens ou jacuzzis até que seja identificada a fonte da infecção por 'legionella', mas garantiu que é seguro consumir água da rede pública.

Fonte do surto ainda por identificar

As autoridades ainda não identificaram a fonte do surto de 'legionella' que já causou 90 infecções, a grande maioria dos quais em Vila Franca de Xira.

Surto de Legionella não é habitual

Francisco George, admitiu hoje em entrevista à TVI que o surto de 'legionella' verificado em Vila Franca de Xira "é um problema que não é habitual" dada "a magnitude e gravidade".

Ministério da Saúde já abriu inquérito epidemiológico sobre surto

O Ministério da Saúde iniciou na sexta-feira "um inquérito epidemiológico para averiguar a fonte potencial de contaminação" e constituiu uma equipa liderada pelo Director Geral da Saúde para acompanhar o tema.

Legionella está associada a má manutenção de aparelhos de ar condicionado

A infecção pela bactéria Legionella está associada a má manutenção de aparelhos de ar condicionado, o que pode ter acontecido em Vila Franca de Xira, admitiu hoje um médico de saúde pública.