Austrália vai continuar a procurar avião desaparecido da Malaysia Airlines

As autoridades da Austrália asseguraram esta terça-feira que vão continuar as buscas do avião desaparecido da Malaysia Airlines, perante a possibilidade de a companhia declarar o seu voo MH370 oficialmente perdido. 

Austrália vai continuar a procurar avião desaparecido da Malaysia Airlines

"A Austrália continua a liderar a busca do MH370 em nome da Malásia e mantém o seu compromisso de fornecer toda a assistência necessária na busca da aeronave. Devemos isso às famílias daqueles que seguiam a bordo do MH370", informou o Centro de Coordenação de Agências Conjuntas (JACC, na sigla em inglês), em comunicado.

O director da Malaysia Airlines, Hugh Dunleavy, disse na semana passada que a Malásia tinha a intenção de declarar perdido o avião, o que levou a companhia a qualificar estes comentários como uma opinião dada a título pessoal e a esclarecer que a empresa não está implicada nas missões de busca.

O organismo australiano esclareceu que o Governo da Malásia é o único que pode pronunciar-se sobre o assunto, já que é o responsável pela busca, cuja operação é coordenada pela Austrália dada a proximidade à zona onde se acredita que estejam os destroços. 

Actualmente o avião é procurado nas profundidades do oceano Índico e numa área de cerca de 60.000 quilómetros quadrados, situada a cerca de 1.800 quilómetros a oeste da cidade australiana de Perth.

O avião da Malaysia Airlines descolou de Kuala Lumpur a 08 de Março com 239 pessoas a bordo e destino a Pequim, mas desapareceu cerca de 40 minutos depois dos radares.

Lusa/SOL