Patriarca fala em bar esotérico ligado a maçon

O Patriarca de Lisboa, Manuel Clemente, vai falar sobre o Papa Francisco no Bar do Além, em Alenquer, onde se debatem temas esotéricos e que é frequentado por maçons. O promotor do evento é Luís Nandim de Carvalho, que foi grão-mestre da Grande Loja Legal de Portugal (GLLP), de 1996 a 2001. 

“O patriarca vem cá no próximo dia 22. Mas o bar é pequeno e por isso as inscrições para o almoço  já estão esgotadas há algum tempo”, avança ao SOL Nandim de Carvalho, explicando que Manuel Clemente aceitou participar num almoço-debate para analisar a mensagem do Papa. “É uma iniciativa integrada num conjunto de debates sobre religião”, esclarece Nandim de Carvalho, acrescentando que a organização está a cargo de um clube, a Tertúlia do Além, que ele próprio coordena e que funciona uma vez por mês num bar que existe no Parque de Campismo de Alenquer.

“Há 14 anos que esta tertúlia funciona”, adianta, rejeitando a ideia de ser um evento maçónico: “vêm pessoas que nada tem a ver com a maçonaria”, garante, recordando que recentemente os oradores-convidados foram José Ruah, para debater o judaísmo, nomeadamente as festividades desta religião, e o Coronel João Fernandes, para falar dos Templários. Tanto um como o outro constam da lista de maçons da GLLP: Ruah é da Loja Afonso Domingos e João Fernandes  foi afastado, há cerca de quatro anos, da loja a que pertencia na mesma obediência.

Ao longo dos anos têm sido vários os debates sobre a maçonaria, com a presença de muitos membros desta irmandade e até altos responsáveis, como Pedro Rangel que lidera a  Grande Loja Simbólica Portuguesa, uma obediência recente no país (2008).

Nandim – que há algum tempo se afastou dos trabalhos na loja maçónica a que pertencia –  rejeita, porém, a ideia de o bar ser para maçons. “Aqui debatem-se assuntos espiritualistas e esotéricos. Só não se debate política, economia, futebol e telenovelas”, refere.

Ao todo serão 40 participantes, entre maçons e não maçons, que vão ouvir o líder da Conferência Episcopal Portuguesa. “Muitos ficaram admirados, Mas é muito bom o Patriarca ter aceite participar” – considera um maçon da GLLP que vai participar no evento, que começa com uma palestra do religioso, seguindo-se o almoço. Depois, frisa Nandim, “haverá uma tertúlia entre todos os presentes”.

catarina.guerreiro@sol.pt