Vanessa-Mae banida do desporto por viciar resultados

Vanessa-Mae, famosa pelos seus dotes de violinista desde tenra idade, foi hoje banida pela Federação Internacional de Esqui (FIS) por quatro anos, devido a um esquema de viciação de resultados que permitiu a sua presença nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2014, na cidade russa de Sochi.

A FIS comunica que confirmou a manipulação de quatro provas de Slalom Gigante na Eslovénia, numa competição de qualificação para as Olimpíadas. Vanessa-Mae “não teria alcançado os pontos necessários no ranking da FIS para se qualificar para os Jogos Olímpicos de Inverno” sem a viciação de resultados, explica o órgão disciplinar da federação que gere as provas de esqui internacional. 

E os resultados em Sochi parecem confirmar a sentença da FIS: Vanessa-Mae, que competiu na Rússia em representação da Tailândia – como Vanessa Vanakorn, o apelido do pai tailandês – ficou na última posição entre as 67 atletas que cumpriram as duas mangas do Slalom Gigante.

Outros cinco atletas foram também suspensos devido ao esquema centrado na célebre violinista, que aos 13 anos já mostrava os seus dotes na BBC.

nuno.e.lima@sol.pt