Legionella chega a Angola e ao Peru

A Direcção-geral da Saúde revelou hoje que há um caso de legionella num doente em Luanda, Angola, e outro em Lima, Peru, ambos em pessoas que estiveram em Vila Franca de Xira, onde há um surto desta doença.

À agência Lusa, o director-geral de Saúde, Francisco George, confirmou os dois casos avançados pela SIC Notícias, indicando que as pessoas adoeceram já no seu país de origem, depois de terem estado na zona de Vila Franca de Xira.

Até ao momento, o surto de legionella provocou 264 casos e cinco mortes só na região de Lisboa e Vale do Tejo, havendo casos em hospitais de outras zonas do país, mas todos ligados ao surto de Vila Franca de Xira.

A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

Um novo balanço com a totalidade de casos será ainda hoje divulgado pela Direcção-geral da Saúde, segundo Francisco George.

Artigo actualizado às 16h12

Lusa/SOL