Livro de Família

Maria Alberta Menéres marcou a infância de quase todos nós. E agora vai ser homenageada pela Porto Editora.

Conversas com Versos, publicado pela primeira vez em 1968, acaba de ser reeditado, numa versão que será, certamente, um luxo para a autora: é que este é um verdadeiro projecto familiar. 

O livro para os mais novos acaba de chegar às livrarias acompanhado por um disco no qual Eugénia Melo e Castro, filha de Maria Alberta Menéres, adapta musicalmente alguns dos poemas da obra, dando música a este universo infantil criado há tantos anos pela sua mãe. Gravado em São Paulo, o disco conta ainda com as participações de Ney Matogrosso e Lino Krizz. 

E não é tudo. É que à dupla composta por mãe e filha junta-se ainda Mariana Melo, que assina as novas ilustrações de Conversas com Versos e é, nada mais, nada menos, que neta de Maria Alberta Menéres e filha de Eugénia Melo e Castro. Letras, música e ilustrações juntam assim três gerações naquele que é um verdadeiro livro de família. 

E para celebrar o lançamento da obra, a editora dedica a trigésima edição do Porto de Encontro a Maria Alberta Menéres, homenageando a autora numa sessão que decorre no próximo domingo, às 17h00, na Casa das Artes, no Porto e que, moderada pelo jornalista Sérgio Almeida, conta com as participações de Fernando Pinto do Amaral, comissário do Plano Nacional de Leitura, do escritor António Torrado e de Eugénia Melo e Castro, que cantará algumas das canções do álbum que acompanha o livro. Na semana seguinte, também no domingo, 23, pelas 16h, a obra será apresentada em Lisboa, na Fundação Calouste Gulbenkian. 

rita.s.freire@sol.pt