Sapatos em forma de livro

Foi apresentado hoje, na Casa Serralves, no Porto, o livro Portuguese Soul. Editada pela APICCAPS (Associação Portuguesa dos Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Seus Sucedâneos), esta obra pretende ser uma montra para a indústria de calçado e da moda nacional, deixando claro que estas áreas estão cada vez mais imbuídas de modernidade…

São mais de 100 páginas, repletas de editoriais, fortes e actuais, que a APICCAPS tem apresentado todas as estações e que tem estado no centro da mudança da percepção que o mercado estrangeiro faz da indústria portuguesa de calçado. Assinadas por Frederico Martins (fotografia), Fernando Bastos Pereira (styling), Patrícia Lima (maquilhagem) e Rui Rocha (cabelos), estas fotografias, agora reunidas em livro, sintetizam-se a alma portuguesa num mercado que marca a história do país.

Mais, este livro surge num momento em que a indústria de calçado nacional exporta 95% da sua produção para 150 países, num valor de 1.735 milhões de euros em 2013. Estes resultados espelham, também, a aposta da APPICAPS na comunicação e numa imagem mais arrojada daquilo que é o calçado, mas também a moda, portugueses.

raquel.carrilho@sol.pt