Philae já fotografou o cometa 67P

As primeiras imagens captadas pelo robô Philae, que ontem se separou da sonda Rosetta e poisou, com êxito, no cometa 67P Churyumov-Gerasimenko, foram hoje divulgadas pela Agência Especial Europeia (ESA), responsável pela missão.

Philae já fotografou o cometa 67P

A ESA confirmou também que a operação não foi o trigo limpo que se julgou: o Philae tentou três aproximações à superfície do cometa antes de conseguir fixar definitivamente o arpão que o prende àquele corpo celeste. Os engenheiros e técnicos que seguem a missão puderam comprovar, ainda que todos os instrumentos científicos de que o robô dispõe para analisar o Churyumov-Gerasimenko estão 100% operacionais.

Uma das primeiras imagens que o Philae enviou para Terra foi tirada a cerca de três km de distância, pouco antes de o robô chegar com êxito ao seu destino.

As comunicações com a ESA têm um atraso de cerca de 28 minutos, devido à distância de vários milhões de km que nos separam do Philae. Daí que a confirmação oficial do sucesso da missão tenha sido mantida em suspenso durante algum tempo.   

ricardo.nabais@sol.pt