Portugueses vão gastar mais em cartão de crédito no Natal

As intenções de gastos com cartão de crédito para compras de Natal aumentaram consideravelmente face a 2013, revela um estudo do Observador Cetelem, divulgado em comunicado. Se no ano passado, os portugueses pretendiam gastar em média 262 euros com cartão de crédito, este ano o valor subiu para os 360 euros – o valor mais…

Apesar do aumento do gasto médio, são menos os portugueses com intenção de pagar as compras de Natal com cartão de crédito: apenas 11% pensam fazê-lo, quando em 2013 eram 13%. 

O estudo revela ainda que, se em 2013 a maioria dos utilizadores de cartão de crédito (46%) pretendia gastar entre 100 a 249 euros nas compras de Natal, este ano a maior parte dos portugueses (30%) tenciona gastar mais (entre 250 a 500 euros). Há ainda uma percentagem considerável (8%) de consumidores que pretende gastar entre 500 e 1.000 euros e uma minoria (3%) que tenciona ir além dos 1.000 euros. 

São os consumidores pertencentes à classe socioeconómica mais alta aqueles que mais têm cartão de crédito (60%) e que apresentam maior intenção de usar esta forma de pagamento nas compras de Natal (17%). Na análise por regiões constata-se que são os lisboetas quem mais possui cartão de crédito (31%) e são também os que mais pretendem utilizá-lo nas compras de Natal (13%). Pelo contrário, poucos portuenses dizem possuir cartão de crédito (9%) e apenas 6% tencionam recorrer a esta forma de pagamento durante a época natalícia. 

Este estudo foi desenvolvido em colaboração com a Nielsen, tendo sido realizados 600 inquéritos, a indivíduos de Portugal continental, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.