CAN 2015 será na Guiné Equatorial

A Confederação Africana de Futebol (CAF) confirmou esta sexta-feira que o Campeonato Africano das Nações (CAN) será disputado na Guiné Equatorial em Janeiro, depois de Marrocos se ter recusado a realizar o torneio devido ao receio de contágio da epidemia do Ébola.

CAN 2015 será na Guiné Equatorial

A decisão surge três dias depois da CAF ter anunciado a suspensão de Marrocos, que por ter exigido o adiamento do CAN será assim impedido de disputar a competição que elege a melhor selecção nacional de futebol de África.

Curiosamente a organização passa agora para um país que, em Julho, foi afastado do play-off de apuramento devido à utilização irregular de um jogador nascido nos Camarões. Na decisão comunicada hoje, a CAF confirma que a Guiné Equatorial está agora apurada para a competição, na qualidade de país organizador.

O torneio mantém-se assim agendado para as datas de 17 de Janeiro a 8 de Fevereiro de 2015. Recorde-se que a Guiné Equatorial foi responsável, em parceria com o Gabão, pela organização do CAN 2012. Agora, um dos mais pequenos países de África será o único anfitrião da prova, com quatro cidades seleccionadas para receber os jogos – Bata, Mongomo, Ebebiyin e a capital Malabo. 

O sorteio para a fase final será realizado em Malabo no próximo dia 3 de Dezembro.

nuno.e.lima@sol.pt