Mais cinco casos de infecção por legionella

A DGS avançou que, desde ontem, surgiram cinco novos casos de infecção por legionella com ligação ao surto de Vila Franca de Xira, subindo para 316 o número de pessoas infectadas.

No total, já morreram sete pessoas, seis homens e uma mulher, com idades compreendidas entre 52 e 81 anos.

Segundo as autoridades de saúde, a taxa de letalidade estimada do surto, na zona de Vila Franca de Xira, é até ao momento de 2,2%.

Na região de Lisboa e Vale do Tejo foram internados 308 doentes, dos quais 44 já tiveram alta, na região Norte foram hospitalizadas três pessoas, na região Centro quatro e na região do Algarve uma.

"As investigações que procuram determinar a fonte de contaminação continuam a decorrer em estreita colaboração entre os Ministérios da Saúde e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia com a participação de outras agências como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera”, refere o comunicado da DGS.

Para hoje está marcada a apresentação dos resultados dos estudos epidemiológicos efetuados pela 'taskforce' constituída para acompanhar o surto de 'legionella' em Vila Franca de Xira.

O encontro conta com a presença dos ministros da Saúde, Paulo Macedo, e do Ambiente, Ordenamento do Território e Energia, Jorge Moreira da Silva.