Nove lugares abandonados que não vai querer visitar

1. Surreal

Ng Han Guan/AP

Parece o palácio da Cinderela, mas em cimento. De facto, trata-se de um edifício outrora destinado a fazer parte do maior parque de diversões da Ásia, uma espécie de EuroDisney chinesa, em Pequim. As obras foram suspensas em 1998 por falta de financiamento e assim ficaram até 2013, ano em que a maioria das construções foi demolida. Mas este castelo de cimento foi poupado.

2. Ferrugento

David Goldman/AP

Instalações de uma central de carvão abandonada em Lynch, no estado do Kentucky, EUA. O povoado de Lynch foi fundado em 1917 para proporcionar alojamento a mineiros da U.S. Steel, a gigante do aço americana. Chegou a ter 10 mil habitantes, mas em 2010 tinha apenas 747. As minas foram transformadas em museu.

3. Fantasmagórico

Robert F. Bukaty/AP

Uma antiga casa de campo degrada-se sob o mau tempo, em Searsport, Maine, EUA. Um bom local para uma sessão de espiritsmo.

4. Condenado

Eric Risberg/AP

Janelas partidas de um centro de emprego nos antigos estaleiros navais da Ilha de Mare, em Vallejo, Califórina, EUA. Construídos na década de 1850, os estaleiros chegaram a empregar 50 mil pessoas durante a II Guerra Mundial. Fecharam em 1996. O edifício da fotografia será demolido em breve.

5. Degradado

Aaron Favila/AP

Interior das estruturas em túnel conhecidas como ‘tendas Quonset’, pavilhões pré-fabricados em aço galvanizado, no Norte das Filipinas. Fizeram parte de uma das maiores bases militares norte-americanas no estrangeiro. Danificadas com a erupção de um vulcão nas proximidades, foram fechadas em 1992.

6. Obsoleto

Markus Schreiber/AP

Estrutura em forma de bola de golfe gigante, Berlim, Alemanha. Serviu para albergar antenas ao serviço da Agência de Segurança norte-americana (NSA). Situado no Teufelsberg (Montanha do Diabo), hoje é local de visitas guiadas e está à mercê de graffiters.

7. Imobilizado

Rob Griffith/AP

Carris e antigos eléctricos num armazém de Sydney, Austrália. A cidade tem uma das mais modernas redes de transportes de todo o mundo, mas as suas relíquias não estão a ser bem cuidadas…

8. Decadente

Darko Bandic/AP

Piscina sem água num resort de uma ilha croata, no Adriático. Este complexo foi construído numa parceria improvável entre o governo jugoslavo e o fundador da revista Penthouse, Bob Guccione.

9. Claustrofóbico

Matt Rourke/AP

Ala 12 da Penitenciária Oriental do Estado de Filadélfia, EUA. A prisão recebeu o primeiro hóspede em 1829 e encerrou em 1971. Hoje é um museu.

jose.c.saraiva@sol.pt