Fernando Santos repetiu a fórmula e Portugal venceu a Arménia

Portugal bateu a Arménia por 1-0 na terceira jornada da fase de qualificação para o Euro2016. Um jogo disputado esta sexta-feira no Estádio do Algarve que deixa os portugueses a um ponto da Dinamarca, que lidera o grupo com mais um jogo disputado.

Fernando Santos repetiu a fórmula e Portugal venceu a Arménia

Segundo jogo de Fernando Santos na qualificação, segunda vitória com golo solitário de Cristiano Ronaldo. Ambos marcados após a entrada de Ricardo Quaresma, que depois da assistência na Dinamarca foi o autor do desequilíbrio que hoje permitiu a Ronaldo somar o seu 52.º golo pela Selecção Nacional.

Com Bosingwa e Helder Postiga de volta à titularidade, Portugal entrou em jogo com Ronaldo a fazer dupla de ataque com o avançado do Deportivo da Corunha. Nani e Danny preenchiam as alas enquanto João Moutinho e Tiago faziam dupla no meio-campo. À frente de Rui Patrício, Ricardo Carvalho voltou a ser escolhido para fazer dupla com Pepe, enquanto o lado esquerdo estreou o jovem Raphael Guerreiro.

Com mais vontade do que arte para ultrapassar a muralha defensiva desenhada pela Arménia, Portugal chegou ao intervalo com três cartões amarelos, incluindo os dois centrais, contra apenas um do adversário. Números que mostram o perigo que o contra-ataque dos arménios representou durante a primeira metade.

No segundo tempo acentuou-se o domínio português, com dois terços dos jogadores em campo a preencherem continuamente o terço do relvado mais próximo da baliza arménia. Antes de ser substituído por Quaresma, Danny enviou de cabeça à barra da baliza adversária. Mas foi já com o extremo do FC Porto em campo que uma combinação entre este é Nani permitiu a Ronaldo desbloquear a partida, já depois de uma primeira defesa do guarda-redes Berezovsky.

Foi a segunda vitória de Portugal nesta fase de qualificação, iniciada com uma derrota caseira frente à Albânia que ditou o afastamento de Paulo Bento.

A Selecção Nacional soma agora mais dois pontos que os albaneses e mais cinco em relação à Sérvia e aos adversários de hoje. A equipa dos balcãs, que perdeu na secretaria os pontos do jogo não terminado frente à Albânia na jornada anterior, foi hoje derrotada em casa pela Dinamarca (1-3).

A equipa de Fernando Santos volta a jogar na terça-feira, num jogo particular frente à Argentina no Estádio de Old Trafford, em Manchester. A quarta jornada portuguesa para a fase de qualificação do Euro2016 está agendada para o dia 29 de Março de 2015, na Sérvia. 

nuno.e.lima@sol.pt