Sindicato da GNR defraudado por Macedo não ter resolvido problemas da Guarda

A Associação Sócio-Profissional Independente da Guarda (ASPIG) sentiu-se defraudada pelo ex-ministro Miguel Macedo por, enquanto titular da pasta da Administração Interna, não ter resolvido os problemas da GNR, refere aquela organização num comunicado hoje divulgado.

Sindicato da GNR defraudado por Macedo não ter resolvido problemas da Guarda

O ministro da Administração Interna, Miguel Macedo, anunciou hoje que pediu a demissão do Governo, que foi aceite pelo primeiro-ministro.

Na nota, assinada pelo presidente da Direcção Nacional, José Alho, a associação diz sentir-se “defraudada com o ministro Miguel Macedo, que acaba de se demitir, na medida em que a sua ‘passagem’ pelo Ministério da Administração Interna em nada resolveu os problemas dos militares da GNR”.

A ASPIG sustenta que “ao invés, tudo se traduziu em expectativas, intencionalmente adiadas, permitindo, com isso, que as alterações ao Estatuto e Lei Orgânica da GNR, tantas vezes prometidas, se mantivessem, até hoje, "na ‘gaveta’".

A associação lamenta ainda que a reactivação da Brigada de Trânsito e da Brigada Fiscal da GNR, “tantas vezes anunciada”, bem como a regulamentação do horário de trabalho de referência dos militares da GNR “não passaram de promessas para”, acredita a ASPIG, “apaziguar a ‘revolta’ dos militares e garantir a permanência do ministro com pasta da Administração Interna”.

Numa declaração lida no Ministério da Administração Interna, Miguel Macedo considerou que a sua autoridade enquanto governante ficou diminuída com o envolvimento de pessoas que lhe são próximas nas investigações da Operação Labirinto, que visam alegados casos de corrupção na atribuição de vistos 'gold'.

Lusa/SOL