Negrão, Montenegro e Leal Coelho na lista de sucessão a Macedo

Na véspera de começar a Comissão de Inquérito do BES, Fernando Negrão não esperava que os telefonemas lhe chegassem para falar sobre a hipótese de ser ministro da Administração Interna. A demissão de Miguel Macedo mudou tudo e fez Negrão entrar para lista dos putativos sucessores. Mas o ex-ministro da Segurança Social de Santana Lopes…

Negrão, Montenegro e Leal Coelho na lista de sucessão a Macedo

"Apanhou-me a engraxar os sapatos para o início dos trabalhos da Comissão amanhã ", disse, bem disposto ao SOL, sem querer comentar a sucessão de Miguel Macedo. "Não vou dizer nada ".

Fernando Negrão é visto como um nome de continuidade para as políticas de Macedo, numa altura em que falta menos de um ano para a legislatura terminar e quando estão na calha reformas importantes como a revisão dos estatutos da PSP e da GNR.

Outro nome de quem se fala é de Luís Montenegro, que foi mesmo apontado como hipótese por Marcelo Rebelo de Sousa no seu comentário na TVI e que, ao que o SOL apurou junto de uma fonte do Governo, está entre os nomes em cima da mesa.

Uma fonte da Administração Interna explicou ao SOL que Montenegro seria uma hipótese bem vista dentro do Ministério. Mas no partido teme-se que não haja na bancada do PSD substituto à altura para o actual líder, pelo que a hipótese de Luis Montenegro deixar o Parlamento e ir para o MAI perde força.

Outro dos nomes falados é o de Teresa Leal Coelho, que curiosamente se envolveu esta semana num conflito político com Negrão, que acusa de não tornar públicos os registos de interesse dos agentes do SIS, como obrigaria a lei.

Próxima de Pedro Passos Coelho, a deputada do PSD é vista no partido como potencial sucessora de Miguel Macedo.

Contactados pelo SOL, nem Luís Montenegro nem Teresa Leal Coelho estiveram disponíveis para falar.

Margarida Blasco, actual directora-geral da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) e Paulo Rangel – um nome avançado por Marcelo Rebelo de Sousa – fazem também parte das listas de eventuais substitutos de Macedo.

margarida.davim@sol.pt