Café ajuda a prevenir obesidade

Beber café ajuda a prevenir a obesidade, revela um novo estudo.

A investigação detectou um componente químico nas bebidas com cafeína que ajuda a prevenir alguns dos danos resultantes de um estado de obesidade, lê-se no Daily Mail.

O ácido clorogénico, ou CGA, ajuda a reduzir a resistência à insulina e a acumulação de gordura no fígado de um rato que tenha feito uma dieta rica em alimentos cheios de gordura  – os animais foram submetidos a este tipo de alimentação durante 15 semanas, durante as quais (duas vezes por semana)  os investigadores da Universidade de Georgia, EUA, injectaram uma solução que continha CGA.

“Estes benefícios podem ser extraídos não só do café, mas também de algumas frutas e vegetais, como as maçãs, peras, tomates e amoras”, explica o doutor Yongije Ma, líder da investigação.

“O CGA é um antioxidante que ajuda a reduzir inflamações. Muitas das observações que foram feitas ao longo dos anos sugerem que as doenças relacionadas com a obesidade são causadas por inflamações crónicas, por isso, se conseguirmos controlar as inflamações, podemos impedir que surjam alguns dos efeitos negativos do excesso de peso”, acrescenta.

No entanto, os cientistas afirmam que apenas o consumo de café e, consequentemente, do CGA, não curam a obesidade. É necessário ter uma alimentação equilibrada e fazer exercício físico.