Politica

Governo nervoso, Passos só deve substituir Macedo

O ambiente é tenso dentro do Governo. Depois da saída de Miguel Macedo do Ministério da Administração Interna (MAI) e com as investigações ainda a decorrerem no caso dos vistos Gold, no Executivo vivem-se momentos de nervosismo.

“Estamos todos à espera do que vai acontecer”, comenta uma fonte do Governo ao SOL, no dia em que o Correio da Manhã faz manchete com alegadas “reuniões suspeitas” entre o demissionário Miguel Macedo e o presidente do Instituto de Registos e Notariado (IRN), António Figueiredo.

O jornal escreve que Macedo foi a Espanha com Figueiredo, numa altura em que o presidente do IRN já sabia que estava a ser alvo de uma investigação e pretendia falar num local onde estivesse a salvo de escutas ambientais da PJ.

O CM conta também que Macedo terá pedido ao presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, bilhetes para a final da Liga dos Campeões para um empresário chinês que está detido no âmbito da investigação dos vistos Gold.

Dentro do Governo acredita-se, porém, que Pedro Passos Coelho não deve aproveitar a saída de Macedo para mexer de forma mais alargada nos ministérios. Fontes do Governo ouvidas pelo SOL acreditam que muito dificilmente haverá outras substituições, apesar do desgaste de ministros como Nuno Crato e Paula Teixeira da Cruz – cuja secretária-geral da Justiça é uma das arguidas no processo dos vistos Gold.

Contactada pelo SOL, fonte oficial do gabinete do primeiro-ministro não confirma nem desmente, porém, esta hipótese, remetendo para mais tarde outros esclarecimentos.

Ontem, o gabinete de Passos anunciava à Lusa que a substituição de Miguel Macedo deveria ser feita “muito em breve” e rapidamente alguns nomes foram sendo dados como possíveis, com Fernando Negrão à cabeça.

O líder da bancada parlamentar Luís Montenegro, a deputada do PSD Teresa Leal Coelho e a actual directora-geral da Inspecção-Geral da Administração Interna (IGAI) estão também entre os nomes de que se fala para suceder a Macedo.

margarida.davim@sol.pt