Crato marca prova de professores para dia 20 de Dezembro

A Fenprof diz que o Ministério da Educação está a preparar a realização de uma nova prova de avaliação de conhecimentos e capacidades (PAAC) para os professores contratados no dia 20 de Dezembro. Em comunicado, a organização sindical acusa a tutela de avançar com uma nova data para esta polémica prova sem resolver “os problemas…

A organização sindical acusa o gabinete de Nuno Crato de estar a preparar a prova em segredo e desta vez com recurso às instituições de ensino superior, com quem já terá encetado contactos para apurar desta disponibilidade. O que seria uma forma de contornar as greves e os protestos que ocorreram nas edições anteriores e que impediram a realização da prova para a totalidade dos docentes abrangidos. Recorde-se que na primeira edição deste exame, a 18 de Dezembro do ano passado, cerca de 40% dos contratados não a fizeram porque os sindicatos convocaram greves para esse dia e alguns professores boicotaram a iniciativa.

A prova foi remarcada para Julho mas nem todos os contratados com menos de cinco anos de serviço, para quem a PAAC é obrigatória, a realizaram. Os que não a fizeram, por opção mas também por impossibilidade, segundo denunciam os sindicatos, foram excluídos das listas de concursos para este ano lectivo, ficando impossibilitados de dar aulas.

A Fenprof diz que “a qualidade do desempenho docente não resulta deste tipo de prova; garante-se através de uma exigente formação inicial, da existência de uma adequada formação contínua e de um modelo de avaliação do desempenho que seja, efectivamente, formativa".

rita.carvalho@sol.pt