Quem na PT decidiu investir quase 900 milhões na Rio Forte?

Investimento da PT na Rio Forte está a ser investigado pela CMVM e pela sua congénere brasileira, a CVM. Carlos Tavares está quase em condições de identificar os responsáveis pelo investimento da operadora em sociedades do GES.

A CMVM está a investigar se a Portugal Telecom prestou informação falsa ao mercado e quem tem responsabilidades sobre a aplicação de excedentes de tesouraria da operadora em sociedades do Grupo Espírito Santo, sobretudo a colocação de quase de 900 milhões de euros em dívida da Rio Forte.

“Neste momento, temos quase certezas relativas sobre a responsabilidade das decisões tomadas”, avançou Carlos Tavares aos deputados da comissão parlamentar de inquérito ao caso BES.

O supervisor diz estar apenas à espera do relatório da PriceWaterhouseCoopers para poder apurar responsabilidades. “A questão é: Quais as consequências que poderemos tirar” de toda esta situação.

“Este é um assunto em investigação também pela congénere europeia”, revelou o presidente da CMVM.

Recorde-se que o investimento da PT na Rio Forte levou à demissão de Henrique Granadeiro à saída de Zeinal Bava da liderança da Oi.

sandra.a.simoes@sol.pt