Contratados vão fazer prova de avaliação dia 19 de Dezembro

Os professores contratados com menos de cinco anos de serviço serão chamados a prestar provas no dia 19 de Dezembro. O Ministério da Educação anunciou há pouco que a componente geral da polémica Prova de Avaliação de Conhecimentos e Capacidades (PAAC) será realizada seis dias antes do Natal e que a componente específica decorrerá no…

Contratados vão fazer prova de avaliação dia 19 de Dezembro

No comunicado emitido esta manhã, o gabinete de Nuno Crato não especifica o local da realização da prova. Mas ontem os sindicatos já vieram dizer que o Governo se prepara para transferir este exame para as instituições de ensino superior, de modo a contornar os efeitos de uma eventual greve de docentes que poderá ser marcada para esse dia. Recorde-se que foi isso que aconteceu a 18 de Dezembro do ano passado e que as perturbações impediram que muitos docentes realizassem a prova.

Os docentes que se opuseram à PAAC e se recusaram a fazê-la ficaram impedidos de se candidatar a um lugar numa escola nos concursos deste ano lectivo, estando impedidos de dar aulas. Os 15% de docentes que não obtiveram classificação positiva podem agora realizar novamente a prova, esclarece a tutela. Entre os 8747 aprovados, a média de classificação foi de 63,3 pontos.

O MEC sublinha que esta é uma “avaliação que dignifica a escola pública e a função docente, e que permitirá aumentar a equidade entre os candidatos a esta função.” Isto porque, acrescenta o comunicado do MEC, a prova “visa comprovar a existência de conhecimentos e capacidades fundamentais e transversais à leccionação de qualquer disciplina, área disciplinar ou nível de ensino, tais como a leitura e a escrita, o raciocínio lógico e crítico ou a resolução de problemas em domínios não disciplinares, bem como o domínio dos conhecimentos e capacidades específicos e essenciais para a docência em cada grupo de recrutamento e nível de ensino”.

rita.carvalho@sol.pt