Consolidar um bom ano em apenas três minutos

Uma entrevista de três minutos em horário nobre na CNN International pode valer muito mais do que mil palavras na primeira página de um dos mais referenciados e reconhecidos jornais que se publiquem no mundo.

A palavra escrita, com o seu significativo peso, não pode ser levada pelo vento, mas com o primado do audiovisual há palavras ditas que conseguem ter uma força muito maior, se forem ditas na hora certa e no sítio e tom certos.

Foi o que conseguiu o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, numa entrevista de pouco mais de três minutos ao programa Quest Means Business, um espaço em horário nobre na CNN International.

Num tom claramente descontraído, Adolfo Mesquita Nunes falou do peso do turismo na economia portuguesa, do bom momento que o sector está a viver, das perspectivas de crescimento que se desenham para os próximos tempos e do aumento da procura.

Já seria muito para três minutos, mas ainda teve tempo e serenidade para, olhando directamente para a câmara, convidar os telespectadores a conhecerem Portugal. O seu a seu dono, o secretário de Estado do Turismo esteve muito bem na CNN.

O turismo português está realmente em alta. Em Londres, inserido numa campanha mais alargada denominada Taste Portugal (Prove Portugal), o nosso país está a ser promovido também como um destino gastronómico, sustentado em produtos genuínos de qualidade e em profissionais que reinventam a cozinha e os vinhos portugueses, como se lê na promoção deste programa.

Um programa que conta com vários chefes portugueses, entre os quais alguns premiados com estrelas Michelin, empenhados em apresentar a jornalistas e a outros fazedores de opinião jantares de degustação e outras provas de gastronomia e vinhos nacionais, num desenho do produto gastronómico tradicional trabalhado com a marca das tendências contemporâneas.

Ainda em Londres, um dos homens mais influentes no turismo português, André Jordan, foi distinguido com o World Travel Leader Awards, um dos 'óscares' do sector, em parte pelo papel desempenhado no desenvolvimento, na transformação e na divulgação do Algarve como destino de férias. Feitos referidos por Simon Press, director sénior do World Travel Market.

André Jordan, cidadão de dupla nacionalidade, brasileira e portuguesa, é uma personalidade cuja imagem internacional empresta prestígio ao turismo português, um sector a que muito se dedicou, nomeadamente no Algarve, e que tem, nos seus aspectos mais positivos, a sua marca. É um homem culto, aberto ao convívio com os outros e estas são, claramente, duas linhas de força muito importantes para a consolidação do turismo.

Estas mesmas linhas de força, abertura aos outros, uma predisposição para receber calorosamente e oferecendo o melhor a quem nos visita, estiveram implícitas na forma descontraída como o secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, aproveitou os preciosos três minutos que ocupou na antena da CNN para promover o turismo de Portugal.

A consolidar em três minutos – espero – um bom ano turístico como o que se adivinha para 2015.

*Presidente da APEMIP, assina esta coluna semanalmente