5 passos que o ajudam a deixar de fumar

Deixar de fumar é – na maioria das vezes – uma tarefa difícil de executar. Grande parte dos fumadores são viciados em nicotina e não fumam apenas por uma questão social – existe realmente uma dependência.

Quando chega a altura de largar os cigarros, muitos são os que acabam por desistir e regressar aos maços de tabaco.

O Huffington Post elaborou uma lista com algumas dicas que o podem ajudar a deixar de fumar. O SOL pegou neste artigo e decidiu dar-lhe alguns conselhos para ver se é desta que consegue largar de vez os cigarros.

1.    Deixe de fumar a uma segunda-feira: Em 2013, um estudo desenvolvido pela Google mostrou que os utilizadores deste motor de pesquisa procuravam mais informações sobre como deixar de fumar durante o início da semana. A maior parte das pesquisas que incluíam as palavras “ajudar deixar fumar” foram feitas às segundas-feiras.

2.    Associe o acto de fumar ao mau cheiro: Os cigarros tornam-se muito menos apetecíveis quando o nosso cérebro o liga a cheiros desagradáveis, revela um estudo citado pelo Huffingotn Post. A mesma investigação sugere que a mudança comportamental em relação ao acto de fumar começa a desenvolver-se no nosso cérebro quando estamos a dormir.

3.    Lembre-se dos seus animais: Quando fuma, está a fazer tanto mal a si, como aos seus animais domésticos. Se gosta do seu ‘melhor amigo’, tente deixar de fumar. Vários estudos mostram que fumar ao pé de um gato aumenta as probabilidades deste vir a desenvolver um linfoma. Os cães também têm mais hipóteses de desenvolver cancro nasal e pulmonar.

4.    Não deixe de pensar em cigarros: Por mais incoerente que esta informação possa parecer, banir o vício da sua cabeça pode ajudá-lo no imediato, mas não a longo prazo. Um estudo publicado pela University of St’ George’s London mostra que apagar dos seus pensamentos o acto de fumar pode fazer com que o fumador regresse ao vício e comece até a fumar mais do que antes.

5.    Veja estes anúncios: O testemunho de alguém que deixou de fumar pode ajudá-lo a perceber os benefícios desta decisão.

Clique aqui para ver mais dicas que o podem ajudar a deixar de fumar.

joana.alves@sol.pt