Paulo Núncio vs Eduardo Cabrita. A luta por um microfone

Num dos momentos mais constrangedores da história do Parlamento português, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Paulo Núncio, e o deputado do PS Eduardo Cabrita envolveram-se, quarta-feira, numa ‘luta’ pelo microfone, na Comissão de Orçamento e Finanças, que o socialista presidia.

Eduardo Cabrita impediu Paulo Núncio de pegar no microfone para falar. “O senhor secretário de Estado não usa da palavra!", disse o presidente da comissão.

A cena durou mais de 15 minutos perante a incredulidade dos deputados. Alguns interpelaram mesmo o presidente chamando a atenção para o caricato da situação.

O comportamento do deputado sai do comum, visto que os presidentes das comissões tradicionalmente não participam nos debates. Manda a praxe parlamentar que quem orienta a comissão vá passando a palavra aos intervenientes, funcionando mais como um mediador.

Em causa, estava a reforma do IRS e o acordo, o ano passado, entre o Governo e o PS sobre a descida faseada e gradual do IRC.

As imagens pareceram passar despercebidas, mas entre ontem à noite e esta manhã invadiram as redes sociais e os sites da imprensa.

SOL