José Avillez: um duas estrelas na Rádio e na TV

Dois dias depois de receber a segunda estrela Michelin para o Belcanto (sendo a primeira vez que Lisboa conquista esta classificação do famoso guia e a primeira vez que um português a recebe), José Avillez  estará na SIC Mulher,  às 21h15, com o seu novo programa: Combinações Improváveis, que tem já 13 episódios gravados.

José Avillez: um duas estrelas na Rádio e na TV

Para este novo formato, a cozinha do restaurante Cantinho do Avillez – que servia de cenário ao anterior JA ao Lume – foi reformulada.

“O estilo do programa também é diferente”, diz o chefe: serão três receitas em cada episódio de 25 minutos (repetidos cinco vezes ao longo da semana). “Há um ingrediente principal e as receitas andam à volta dele”. Neste programa, dando resposta “ao sucesso que o anterior teve junto das crianças”, haverá receitas a pensar nos jovens telespectadores e potenciais executantes.

Hoje de manhã foi a antestreia  da rubrica 'O Chefe Sou Eu', em que Avillez se juntou à equipa das Manhãs da Comercial. Tem um formato diário e começa oficialmente na segunda-feira, dia 24.  Em conversa com o SOL, explicou que lançou o desafio a Pedro Ribeiro, director da Rádio Comercial e um dos elementos da equipa das Manhãs, porque achou “que  seria interessante falar sobre comida e gastronomia sem o suporte das imagens”.

E como se fala de comida sem a mostrar? “Não  estarei propriamente a ensinar receitas, como na televisão. Serão mais dicas, truques, ou então respostas a e-mails dos ouvintes”.

O programa-estrela da estação que lidera as audiências – com um share de 24,1%, segundo o Bareme Rádio – terá a presença do chefe José Avillez em directo, juntamente com Vanda Miranda, Nuno Markl, Vasco Palmeirim, Ricardo Araújo Pereira e o próprio Pedro Ribeiro. 

“É duro estar na Comercial todos os dias às 8h30, mas ao mesmo tempo é apenas mais uma tarefa a juntar a todas as outras. Acho que com aquela equipa vai ser um momento de muita descontracção”, disse Avillez ao SOL.

telma.miguel@sol.pt